Monday, May 08, 2006

Oi Vô! Como que está?
Está bom? Sim, ainda bem.
O nosso Benfica Avô? Olhe vai de mal a pior.
O seu Beira-Mar? Pior ainda Avô.
O Avô já não se deve lembrar, mas olhe, decidi-me por aquilo que há muito queria fazer: estudar para chef de cozinha. Despedi-me Vô e voltei a estudar outra vez. Estou em Manchester que fica em Inglaterra.
Sim Vô, vou ser cozinheiro e não Avô, não preciso de dinheiro, consigo sustentar-me sem passar fome.
E se tenho miúda Avô? Não Vô, continuo solteiro, sabe que isso não se procura, quando tiver que acontecer…acontece.
E por falar em garotas Avô. O Avô tem de falar com a Avó. É por causa da Avó andar sempre vestida de preto, é que uns olhos daqueles e um sorriso de anjo ficam bem em roupas claras.
Se a Avó já tem algum namorado? Não Vô, como costumava dizer, a Avô continua a sua eterna namorada.
A magali está enorme Vô. Mas olhe não é que saiu à sua neta: sabe sempre o momento certo para aprontar mais uma.

Se já vendi a 4L? Não Vô, nunca na vida!! Vô nunca lho disse para não o por triste, mas desde que me deu o carro, só tive foi dores de cabeça. É certo que eu também não fui nenhum santo e que aquilo não é nenhum jipe, mas o que já gastei em arranjos, a esta hora Vô, já tinha dinheiro para a viagem de sonho à Costa Rica e poder voltar a Moçambique. Mas Vô, não me arrependo nem um pouco. O carro já faz parte do meu grupo de amigos. Todos eles têm uma história para contar com aquele carro e por isso o Avô não me podia ter dado melhor presente. Aliás, Acho que foi a melhor prenda que eu alguma vez recebi.
A Maria como é que está? Está linda como sempre! Não há duvidas que as mulheres na nossa família sempre foram o elo mais forte e a sua neta é mais uma sucessora.
Os meus pais? Olhe a sua filha continua-me a mimar como se eu tivesse 5 anos, mas vá lá Vô, agora que estou longe não me telefona a perguntar o que é que eu almocei. E o meu Pai pelo que a minha Mãe me disse, teve de fazer dieta e emagreceu 7 quilos.
Já viu? Chateie-o tanto tempo para ter cuidado com a alimentação e ele dizia que se a minha Mãe gostava dele assim então era porque estava bem. Mas o médico falou mais alto e aos 60 anos está tão elegante como o filho. Eh eh eh.

O Avô tem de ir não é? Está bem Vô, eu dou beijinhos lá para casa.
Quando é que falamos outra vez Vô? Quando o Avô quiser, deixe-me só fechar os olhos e adormecer, ai Vô…… temos todo o tempo do mundo.

Júlio Crespo da Silva, era o nome do meu Avô materno. Faz hoje um ano que se despediu com um sorriso a dizer que tinha chegado a hora dele.

Falei com ele e decidi…partilhar com vocês :) :) :)

18 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ai, ai, ai ai, nuninho (meu filho adoptivo)....até me fazes chorar com este texto liiiiiindo....realmente tu não existes e surpreendes-me todas as vezes que caio na tentação de visitar o teu blogue.....tu és 10 em 1. Então vamos lá ver:
Sensível
Imaginativo
Criativo
Empreendedor
Alegre
Brincalhão
Buédafixe
Borracho
Amigão
És Liiiiiindo por dentro e por fora

Qq coisinha....estou cá

Xis muiiitos
NelaF

3:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bem rapaz o que posso dizer....nem mesmo eu aguentei a lagrima que me caiu pelo rosto, ta demais. Lembra sempre o teu avô dessa maneira porque ELE era de facto uma pessoa especial.
Um grande abraço

Bruno

10:12 AM  
Blogger JoanaM said...

O que dizer... gostei muito das tuas palavras. Infelizmente não tive a sorte de conviver com avós ou avôs, ou porque se despediram quando era muito pequena, ou porque estavam do outro lado do mundo e não os conheci (vi a avó chinesa uma vez mas não falámos pela dificuldade de línguas). Custa-me quando se ouve malta a dizer "a chata da minha avó, o melga do meu avô". Quem não tem sabe que os queria! Quem os tem ou teve que lhes reconheça o valor, como tu o fizeste.
Beijinhos outra vez!
JM

1:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

...É bom conhecer alguém - como tu - que (re)conhece a Beleza da Vida e vive esse espírito! Não há nada mais bonito do que reconehcer a beleza de um amigo num "simples rico" testemunho como este!

Nunca mudes, pois queremos te ao nosso lado assim: hoje e SEMPRE!

Bjinho

Teresinha

5:17 AM  
Blogger Sereia said...

Que lindo!
Beijo

7:45 AM  
Blogger Rita said...

Fiquei petrificada a ler o texto. Emocionada, também, mesmo não te conhecendo. "Ganhaste pontos" só pela beleza e sentimento do teu texto... beijinhos : )

11:27 AM  
Blogger Jardim da Celeste said...

Que familia tão querida. Já me tinha comovido a ler o teu texto, pois também perdi o meu avô recentemente e percebo exactamente o que sentes. Mais comovida fiquei quando li o comentário da Mamã e da mana. Mesmo longe, continuam unidos e isso é muito Bom!
No funeral do meu avô houve uma senhora que me disse uma coisa que me marcou bastante:" Apesar de velhos são nossos"..e serão sempre!
Beijinhos

6:59 AM  
Blogger Saci Pererê said...

Vinha eu ao teu blog pensando fazer um comentário para te exigir mais posts.
Estou em casa de uns amigos espanhois e de repente deu-me uma enorme vontade de sair e ir para Parque apanhar um sol e contemplar o dia de hoje.
Nao o fazemos todos os dias, mas há dias em que nos lembramos que somos priveligiados só por estarmos aqui hoje e termos alguns tesouros que sao nossos e que mesmo nao estando ao nosso lado nunca nos deixaram.
As pessoas ficam para a eternidade, os que conhecemos e nos acompanharam nos momentos mais importantes da nossa vida, ao nosso lado ou no nosso pensamento...

7:56 AM  
Blogger Saci Pererê said...

p.s. o Beira-Mar subiu à primeira divisão.

1:00 PM  
Blogger Bu said...

Zé, não voltas a escrever este tipo de posts sem me avisar!!! Sabes que odeio mostrar o meu lado sensível e com um texto destes não consegui resistir.

Já te deixei os parabéns no meu blog mas agora deixo-te aqui também!!

Grande Abraço de Parabéns e que o décimo a contar de hoje já seja passado no nosso restaurante!

3:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sinceramente...obrigada por este momento!

Mil beijos.

Ana

4:36 AM  
Blogger Sereia said...

Parabéns!!!

10:40 AM  
Blogger Rita said...

mts parabénss!!! (o hugo publicitou o teu aniversário, jejeje)

11:22 AM  
Blogger A. said...

"A verdadeira lágrima não é aquela que cai dos olhos e escorre pela face, mas a que sai do coração e escorre pela alma."
O meu pai escreveu-me esta frase num mail qdo estive em Sâo Paulo... Achei q agora se aplicava, pois foi assim que me fizeste sentir...A única diferença agora é que a lágrima é de alegria... e muito orgulho em ter um amigo como tu.
Não mudes... por favor.
Beijos mil e muitos PARABÈNS! Pretinha AC

12:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

só tu priminho...

mil beijinhosssss e muitos parabéns!!

marta

4:57 PM  
Blogger Uwish4 said...

mandaram-me dizer: parabéns!!!

3:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

Menino a único coisa que posso dizer é que está Brutal!!!
É lindo a maneira como encaras a vida e relembras alguem tão especial ....Obrigado por este momento e continua a viver a tua vida dessa maneira fantástica...és um bom exemplo a seguir...

Um grande abraço

Ruivinho

8:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Nuno,
este teu post simplesmente não tem palavras para descrevê-lo. Poderia dizer mil e uma coisas, mas acho que sabes bem o quanto tocaste no coração de todos a quem dedicaste estas palavras.

Beijinho grande da tua amiga há um tempo longe,

Ana Garrido.

2:43 AM  

Post a Comment

<< Home