Estou no comboio a vir de Londres a tentar fechar os olhos e dormir um pouco, mas o raio da gorda que está à minha frente, não me dá outra hipótese senão começar a escrever este texto. É que das duas uma, ou eu cometi o erro de lhe fazer um ar de quem lhe achou piada ou era ela a tentar a sua sorte (não digo sorte grande, digo apenas sorte, porque também não sou grande coisa, eh eh eh ). O que é certo é que pisadelas e sorrisos balofos a dizer “Sorry, sorry” foi coisa que não faltou. E olhem, lá tive eu que procurar uma página do jornal Independent que estava a ler (ai que culto que eu sou!) para poder escrever este texto.
Mas vamos ao que interessa.
São sete da noite e estou a voltar a de uma jornada de dois dias em Londres (se fizerem as contas isso dá ontem e hoje :)), e que me proporcionaram um conjunto de novas experiências (vejam lá esses segundos pensamentos…não é nada disso).
1ª Experiência – Usar os serviços do nosso consulado em Londres.
Em Portugal sempre ouvi a história do “arco-da-velha” acerca da nossa embaixada em Londres. Pois bem, afinal não eram mentiras nem exageros, é verdade. Mas posso me considerar uma pessoa de sorte, para o que precisei tive um serviço digno de se chamar serviço público (não estou a ser irónico, é verdade). Poucos recursos, para tanta gente e muitos lobbies políticos a “chuparem” o dinheiro que deveria ser empregue na melhoria de serviços (há que manter a tradição, e mesmo fora de Portugal temos de manter a nossa identidade, eh eh eh), exemplo disso é a nossa amiga Maria Elisa que é adida cultura em Londres (seja lá o que isso for…acho que nem ela o sabe). Resumindo, maus profissionais existem em todo o lado (menos no Benfica eh eh eh), mas eu só tenho a dizer a bem (excepto do sistema de marcação de entrevistas na embaixada, ter falar com um gravador mesmo em caso de urgência, não o desejo a ninguém) e por isso deixo aqui o meu agradecimento ao Dr. Paulo Coimbra por toda a sua atenção e disponibilidade.
2ª Experiência – Sentir outra vez o sabor de uma Superbock
Bem, poderíamos entrar numa tertúlia do porquê de Superbock e não Sagres. Bem, eu tenho a minha teoria. Sagres é para as minis e Superbock é para o tamanho normal, há coisas que não se explicam, são assim prontosssss! Mas vamos lá contextualizar a história.
Eu confesso que sou daqueles Benfiquistas que só sai da toca quando ganha. Já tive a minha dose de fanatismo, e como detesto perder, prefiro só falar de futebol quando ganho…e por falar em ganhar, ganha-mos ao Liverpool. È que, para quem mora nesta ilha, apelidada de o Grande Reino Unido, isto tem um sabor especial (coisas de emigrante J). Por isso cheguei a Londres e pedi ao meu anfitrião o xôor Tiago, ex-produtor de cinema e futuro gestor de aviação (quando ele abrir as rotas para as Polinésias Francesas, Tahiti ou costa Rica….eu não me importo de oferecer para cliente mistério), para me levar a um sítio onde eu pudesse festejar a afamada vitória com uma superbock. Fomos então a Stockwell (onde fica a comunidade Portuguesa em Londres), escolhemos um dos muitos cafés que por lá se encontram e lá bebi a tão ansiada cerveja (bem não foi bem uma, mas também não interessa porque eu já não me lembro de quantas é que foram nem do caminho que se faz para ir para casa :) ).
Tiago esta linha de agradecimento é para ti, pelas superbocks, pelo tecto e pela dose industrial de comida chinesa a 3 libras. É pá e já quase que me esquecia, também pelo Expresso que os teus pais te enviaram, onde pude novamente folhear a revista Única, aquilo que eu apelido de cultura dos pobres (e por isso sou um pobre muito culto :)) mas que eu não prescindia quando estava em Portugal.
3ª Experiência – Ida ao mercado de Borough.
Já considero que tenho algum conhecimento dos mercados que existem em Londres. Mas desta vez conheci um que é uma autêntica arca de Noé (só que para comida). É o mercado de Borough, todas as Sextas e Sábados e saem na estação de London Bridge. Quando entrei parecia um miúdo que vai pela primeira vez ao Toys R Us: sentia-me perdido e a querer trazer tudo para casa. Simplesmente divinal.
Joaninha, obrigada pela “dica” do mercado, obrigada pelo almoço e acima de tudo obrigada pela tua companhia. E não te esqueças do meu abraço para o teu Paolo.
PS1 - Ó Hugo faz o favor de ler o raio do texto até ao fim que isto deu trabalho a escrever.
PS2- Estou em Portugal de 29 de Março a 6 de Abril.
7 Comments:
Confessa que as Super-Bock no inicio da viagem fizeram-te cair na aventura sexual com a gordinha, mas depois de dormires, o cenário parecia ter mudado e já não te sentias tão confortável.
E como emigrante invejo-te duas coisas, a máquina de café e passares 30 % do teu tempo em Portugal, sortudo do crl.
Eu quero voltar pro sol, estão -3º Celsius aqui, as bicicletas congelam, e depois de Paris tudo parece um suburbio.
Espero encontrar-te em Portugal quando voltar, pelo andamento que tás não deverá ser dificil.
Se conseguir finalmente um emprego pode ser que ainda te visite antes do regresso ao caixote do lixo da europa.
Ó Nuno, se insistes em deixar-me uma mensagem para que eu leia tudo até ao fim, que tal deixá-la no início?! ehehe
O que vale é que esta amiga Jessica tá sempre histérica. Quem é a gaja?! :-p
Então mas a que se deveu a experiência traumática no consulado? Tás ilegal ou assim? Olha que ainda era pessoa para te ir visitar outra vez! :o)
A ver se combinamos qualquer coisa para quando cá estiveres, de preferência que envolva pesto que me vais trazer, hehehehe
Beijinhos
Ola!
Grandes aventuras no comboio!
O prazer foi todo meu, ter a tua companhia para o almoco! (estou de volta bela da "sandocha" a frente do computador!)
Abraco entregue ao Paolo e baci retribuidos (Italiani e baci per tutti!).
Beijinhos
Joana
Gostei muito de ler... graças a ti fiquei mais perto do meu filho (coisas de mãe!)...
Quando for a Londres vou ao mercado e vou lembrar-me de ti!
Boa semana...
Por onde andas Nuno? Estás em Portugal e ficaste preguiçoso?!!!!
fica bem... saudades....
Mudou-se de Manchester?
A gordinha deu-te motivos para esquecer o blog ?
Eres o único além de mim que usa "arco-da-velha"
Post a Comment
<< Home