Tuesday, January 10, 2006

Autocarros e mais qualquer coisinha
Como hoje dormi bem (pudera as 3 pints de ontem à noite deixaram-me ko, estou cá há 3 meses e ainda não consegui apanhar o ritmo), ganhei coragem para escrever um texto sobre outra particularidade desta terra: as companhias de autocarros e os seus motoristas.
Para quem não sabe, Manchester é a Coimbra cá do sítio (espero não ter já dito isto noutro post…juro que não o fiz de propósito). Estudantes que nunca mais acabam e com isso vem a falta de dinheiro.
Principalmente por esse motivo existem 4 companhias de autocarros, nesta pequena cidade. 3 de low cost e uma outra que é conhecida por ai que se chama Stagecoach.
Para cada uma delas tenho uma teoria, quando começo a explica-la aos meus amigos cá de casa…chamam-me logo maluco, mas como vocês estão longe…podem-me chamar à vontade que eu não vos ouço.
As 3 companhias low cost, são as seguintes:
- MagicBus
- Finglands (acho que é assim que se escreve…mas vocês também não sabem :) )
- UK North.
Todas elas tem algo em comum, que é o facto de terem um motorista e passageiros dentro dos autocarros…mas a partir dai tudo muda.

A primeira, a MagicBus, é de longe a mais usada pelos estudantes. O passe semanal é 2 pounds e é valido após a meia-noite. Esta companhia é o caos (por isso, é que é a que eu mais uso…identificamo-nos um com outro…desorganização a valer…mas no fim tudo funciona eh eh eh). Para mandar-mos parar o autocarro quase que temos de nos por no meio da estrada (e ao mesmo tempo rezar para que ele não nos passe por cima) e nunca tirar os olhos do autocarro…há mínima distracção o condutor segue caminho e não pára (sinceramente, eu acho que quando isso acontece…os motoristas devem dar uma valentes gargalhadas na cabine…e no fim do dia reúnem-se todos para ver quem é que deixou mais passageiros “agarrados”). Como referi atrás, esta é companhia mais usada pelos estudantes. Por isso quando as discotecas e bares fecham, a atmosfera nestes autocarros é indescritível. Imaginem o que é um autocarro de dois andares completamente cheio onde está tudo bezano (aposto que até o motorista se junta à festa), e quando o motorista para numa paragem…quantas vezes é que já não vi um maluco a rebolar pelas escadas abaixo do autocarro.

A segunda, Finglands é a mais normal de todas (tão normal que me aborrece, por isso é que não a uso). As condições são iguais às da MagicBus, mas não existe adrenalina nas viagens. Fica, para quando eu for mais velho (vá lá é que com 27 anos …ainda tenho muito para crescer).

A terceira….ui!! nesta ainda não ganhei coragem para comprar o passe. A UK North, tem apenas uma desvantagem, o passe não é valido após a meia-noite. Mas o que vos vou contar a seguir é a mais pura das verdades. Estes gajos são malucos a conduzir!!! Se estão sempre atrasados para o vosso destino, esta é companhia ideal (não acredito é que cheguem ao vosso destino…e se chegarem, não o chegam ...inteiros). Quantas e quantas vezes, já não os vi a ultrapassar outros autocarros. Até aqui nada de mal, o problema é que o fazem fora de mão, e numa estrada que passa por dentro da cidade (Oxfoard Road meus caros, um pouco de cultura não vos faz nada mal eh eh eh). E até já vi um autocarro a ultrapassar outro que por sua vez já estava a ultrapassar outro. O problema é que a largura da estrada é mínima!!!
Outro pormenor é o “arzinho” dos motoristas. Sinceramente eu acho que nos anúncios de recrutamento desta companhia deve estar isto:
“ Se és um ex-presidiário ou não tens nada a perder na vida…junta-te nós…temos o trabalho certo para ti.”
No outro dia estava, bastante atrasado para o trabalho e lá tive que recorrer à UK North. Para meu espanto, quando a porta do autocarro se abriu…só deparei com um maluco a conduzir que até lagartos tinha tatuado na cabeça (acreditem que não tenho nada contra tatuagens…um dia até gostava de fazer uma …mas na cabeça…granda maluco), uns quantos dentinhos de ouro…e o mais interessante é que estava a fumar. Não é que fumar, seja algo que nos choque a todos mas tentem lá pensar quantos motoristas de autocarros quando estão a trabalhar e que é vocês já viram fumar (de certeza que vai haver um velho do Restelo a deixar-me um comentário a dizer que já viu, pois antes que o escrevas eu chamo-te já “Mentiroso” :) ).

A última, a Stagecoach, já não é uma companhia de Low Cost, o passe já custa 4 pounds por semana. Talvez um dia a consiga a utilizar. Até lá vou-me divertindo com as outras!!!

Agora já sabem se me vierem visitar, dependendo da companhia de autocarros têm uma perspectiva diferente da cidade…é só escolher e ver aquela que mais vos interessa. (livrem-se de escolher a UK North…vão sozinhos que se lixam :) )

Até lá beijinhos e abraços para todos.


PS – Por norma, não costumo discutir politica (ai que aldrabão que eu sou eh eh eh), mas se por acaso cometerem o sacrilégio de votar no Mário Soares…mete-vos a trabalhar como motorista na UK North!!!!

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A diversidade inglesa tem estes extremos.

Proponho-te que leias o livro "Sushi bar - Nós e os Japoneses", história de um português no Japão por 12 anos, a contar exactamente as diferenças culturais de uma forma descontraida (não tanto como a tua).

PS: esta coisa dos 12 anos não é querer-te ai durante tanto tempo ;)

Abraço
João Costa

1:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Canina vê lá se ganhas o ritmo e escreves mais vezes... Estamos sempre à espera que contes coisas... Um grande abraço.
Erico

1:53 PM  
Blogger Saci Pererê said...

Canina vê lá se apanhas o machibombo indiano de Manchester.
Quero saber episódios mais picantes da tua vida. Estes posts parecem o "Caderno Diário" o telejornal para crianças da RTP2.
Conta aventuras com palavras como "chiça", "fosga-se", "palerma", "coma induzido", "pimpolho", "nhanha" e eu prometo-te que serás famoso...

Abraço de emigrante (com bigode).

11:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Espero a marcação do almocinho com os "ex-colegas" na próxima visita...
Tudo de bom para 2006!

Jinhos,
Filipa Costa

1:57 PM  
Blogger Bu said...

Zé comecei a ler este post dia 11 e só acabei hoje! Vê lá se condensas mais isso senão não dá pra ler no trabalho. De qq forma tá mto fixe. Eu se fosse a ti largava o restaurante e ia trabalhar como motorista.

4:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Alguém me disse que te encontrava por aqui (foi a Sofia) e que boa surpresa...adoro os teus comentários e admiro-te muiiiiito pela tua coragem...és um PUTO ***** estrelas, aliás, os teus pais a tua mana são todos ***** estrelas e eu tenho o previlégio de vos ter desde sempre e já agora qdo é que vens cá? É que aproveitava e fazia um jantar lá em casa topas?

Com um grande beijinho de saudades dedico-te o seguinte pensamento: "Quando pensas que sabes todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas"

NELA

9:40 AM  
Blogger Glory said...

Olha lá, Coimbra é linda e maravilhosa! Tá bem que é só estudantes mas também não exageremos!!! Só temos os SMTUC que até dão para chegar a quase todo o lado e cujos motoristas não são assim tão mal encarados. Além disso, temos quase mais cafés (daqueles com bicas à séria) que estudantes. Roi-te de inveja! ;-)

6:08 PM  
Blogger Nuno said...

Sabes isto é apenas inveja de ter estudado em Lisboa em vez de em Coimbra.
Já a musica dizia "Coimbra tem mais encanto..." :) :) Mas desde já obrigada por leres os meus desabafos.

11:32 AM  

Post a Comment

<< Home