Friday, September 23, 2005

Conhecer a minha casa

My friends, já vos dei uma ideia de como foram os meus 1º passos na terra da sua majestade. Por essa razão acho que chegou à altura de passarmos ao episódio nº2 (é incrível mas cada vez que saio à rua lembro-me de uma história nova para vos contar).

Ao chegar à “Manchester central Station” começo por perguntar a onde fica a porta principal da mesma.
Neste preciso momento começo a pensar que se calhar o meu futuro é mesmo nas obras, é que cada vez que falo… enterro-me (ainda bem que não trouxe nenhuma pá, senão à hora que eu estou a escrever este post, já Manchester tinha metro).
Eu passo a explicar: é que para quem não souber (e aqui vai o 1º Conselho, pode ser que quando me vierem visitar…me agradeçam), em Manchester não se fala Inglês…fala-se Manchesteriano!!! Um gajo não percebe patavina do que é que eles estão a falar!!!.

Ao perguntar a onde fica a porta principal (quem já se tiver perdido no meio do texto, basta ler a frase 8 linhas acima…se está a bold por alguma razão o é), ao que a pessoa do posto de informação me responde: !”#$%&&/####
Perceberam??? É que eu também não!!!

Imediatamente olho para o meu bilhete e penso: tu queres ver que vim para à Escócia (experimentem ver o “Trainspoting” sem legendas e digam-me o que é que entenderam no filme), mas não, o bilhete dizia Manchester Piccadilly.

Imediatamente digo logo: Sorry??? Where is the main entrance?
Resposta: The main entrance is !”#$%&&/####

Riu-me e digo para mim mesmo: nunca mais vou gozar com o Inglês do Erico, e cada vez que o Hugo gozar com o meu…mando para cá.

Eu: Sorry??

E aqui tenho de fazer uma paragem para vos transmitir algo que eu acho importante.
Nunca gozem com o “Oi” que os brasileiros passam a vida a dizer em Portugal. Caso não saibam, vocês tem um amigo em Manchester que faz uma figura semelhante a essa. Só que em vez de dizer “Oi”…diz “Sorry”.
Caraças e logo eu que era o 1º a gozar com os nossos irmãos do outro lado do Atlântico.
Lá acabo por lhe pedir que fale devagar.

Finalmente chego à porta principal e vejo a 1ª cara minha conhecida: um outdoor com o Cristiano Ronaldo. Eh eh eh, pensavam que era algum amigo meu, eu não dou esse privilégio ao Cristiano Ronaldo.

Agora a sério, vejo Francisco. O Francisco era um colega meu da secundária e que decidiu fazer uma figura igual à minha e vir para aqui estudar engenharia electrónica (não engenharia Electrotécnica, existe uma diferença grande, que ele já me tentou explicar mas que no fundo deve ser tudo a mesma coisa). Mais tarde irei vos falar da Soli (Helga), que é outra das minhas companhias em Manchester (Quando eu falar no nome desta menina, virem-se imediatamente para Meca e …agradeçam, é ela a principal responsável por eu estar aqui).

Após os cumprimentos normais, digo-lhe que tenho o cu quadrado (pudera 5 horas de comboio e sempre à coca das minhas malas, para ver senão me desaparecia nenhuma…quase nunca me levantei :) ) e apanhamos um táxi.

O Chico lá explica o caminho ao taxista em Manchesteriano e ai vamos nós.
Chegamos à minha casa pelos próximos 4 anos e…..Caramba é no meio da comunidade Paquistenesa aqui do sitio (não, não tem nada a ver com o Martim Moniz, aqui fala-se Inglês eh eh eh).
A casa é muito fixe e a zona também.

Mas para saberem mais…vão ter que esperar pelo próximo episódio. Não quero que sejam despedidos pelo tempo que perdem aqui.

Abraços e Beijinhos para todos.


PS- Peço desculpa por no meio da acção ter que contar o que me vai na alma. Consequência disto é correr o risco de ficarem perdidos no meio de texto. Mas são esses pormenores que me marcam. Senão era mais um relato de uma viagem. Qualquer semelhança com o Gabriel Garcia Marquez é pura ilusão :) :) :)

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Um dia li uma frase acerca de Portugal que dizia "Gostamos tanto do nosso país que tivemos de inventar a palavra SAUDADE para definir o que sentimos fora daqui."
Hoje digo... que também a inventámos para definir o que sentimos quando os nossos amigos não estão por perto!
...Mas é tão bom ver-te "crescer"... Continua a contar-nos essas histórias no teu modo sensacional e inconfudivel... Quanto mais feliz estiveres... mais perto de mim te sentirei... e se por algum momento fôr ao contrário... lembra-te que a vida é do tamanho dos nossos sonhos..!
Beijo desta Preta que te admira tanto... para tão pouco tempo!
Adriana Coutinho

8:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Puto!

Hoje fui à praia e, apesar de estar um bom dia, faltava qq coisa no mar. Não conseguia perceber o que seria... mas intrigava-me... aquelas ondas perfeitas, e ninguém para as dominar... Só podia ser a nova revelação do surf nacional!... Transferida para Manchester... Mais um talento no estrangeiro!

Tive pena de n ir ao teu jantar de despedida. Espero q continue a correr tudo bem.

Um grande abraço.

3:28 PM  
Blogger Maria João said...

Olá maninho,

Como irmã + nova venho comunicar-te q na tua ausência, eu e a Magali, estamos-nos a portar mt bem.
Eu já aprendi a levar o lixo ( e a colocar outro saco vazio no caixote), a chegar a casa e cumprimentar toda a família e a ir bem disposta para o trabalho.
A Magali já aprendeu a fazer as necessidades na rua, o q me faz sentir q ganhámos a batalha mas n a guerra pq agora além de roubar os sapatos tb rouba as meias!
Ainda bem q estás a adorar, pq as saudades q eu estou a sentir são imensas!!!
Adorei ver-te pela camera, não é por seres o meu irmão, mas és lindo !!!


Jinhos,
Maria João Fernandes

3:49 AM  
Blogger Bu said...

Esta Inesa, quem quer que ela seja que se meta no lugar dela: aqui se há alguém que pode corrigir o Canina sou eu, ok?

Fora de brincadeiras: és um cabrão!

Sempre que quiseres ler o que tenho a dizer, sobre ti e sobre o que me vai na alma, sabes onde ir.

Abraço

6:38 AM  
Blogger Saci Pererê said...

Ei Canina, ainda não contaste a história do parque e dos paquistaneses, na tua primeira noite em Manchester.
E Maria trata de escrever no teu blog, que eu por aqui não recebo noticias tuas.
Bom Parabéns ao Chico que por estar fora de Breda não pude dar, e um grande abraço pra ti Canina.
Depois da comunidade "beta" ter descoberto a internet com o hi5, agora sobe na qualidade internautica e escreve blogs, toca a escrever...
Gostei da parte da estação, eu tive uma parecida mas no hospital, com um médico a tentar explicar-me que eu tinha que levantar a camisola pra ele fazer-me uma ecografia aos rins, mas não era Manchesteriano, era holandês (Ik ben portuguiese, dizia-lhe eu, mas o gajo blá, blá, blá).
Um grande abraço e continuação de boas aventuras.
Como foram os concertos em Manchester?

5:57 AM  
Blogger Fast said...

Miudo....
quero te dizer , que muitas miudas andam a interrogar-me sobre tua ausência. Começa a ser um tédio, ouvir as tuas ninfas lançarem palavras acerca da tua destreza física e indubitável jogo de cintura da prática do surf. Umas chegaram a exclamar, que te viram, num mítico dia, com os dois pés na prancha,e o teu belo corpo erecto (lamuriavam elas num jeito saudoso), desenhado com as formas de Neptuno, surfando a espuma sob algo que classificavam com um tronco de uma árvore. Não existem registos oficiais, mas pelo pormenor e exuberância das suas descrições, estou seguro da veracidade das tuas acções. É com particular satisfação que percorro aquelas águas, e sinto que ganhei o respeito e admiração dos meus pares, simplesmente por ser teu amigo. Obrigado, a partir de hoje já sou um true local... Passarei palavras de conforto às minhas, oops, tuas amigas, na certeza que os seus corações aquecerão o mar, uma vez aquecido por ti. Aquele abraço...

2:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem rapaz estou a ver que o teu blog faz sucesso, ate patece que tens amigos!!!hehehe....., os textos estao demais, a tua irma nao para de me falar disto e de querer ir ai ter ct(ao que eu digo sempre "por mim ja la estava..."), o meu irmao ainda nao parou de dizer "ja mandas te arranjar a prancha?" ao que eu te tenho a comunicar "Canina ainda nao mandei arranjar a tua prancha..." sou um miseravel mas nao passa de hoje. Os teus pais vao andando, agora a MAGALI ta GIGANTE ainda nao tem 4 meses e ja deve ter alguns 20 kilos eu vou mandando fotos e videos para matares as saudades.
Eu vou indo k isto ate ja parece o meu blog.....fica bem rapaz
Abraço
Bruno

3:32 AM  
Blogger Maria João said...

Mano,

Quando é q escreves outra vez ?
Já passou tanto tempo ...

Jinhos

8:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

Menino!!!!!!!!!

Então como é que estás???

Conta lá mais um pouco da tua aventura porque já não escreves nada à mto.

A malta por aqui tá com saudades tuas! E eu não tenho ngm para ir surfar comigo, pelo menos que me ensine alguma coisa, ehehe.

Abraços e escreve lá qualquer coisita para nos entretermos.

Adriano

12:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meeeeeeeellllllllllgggggggggggaaaaaaaaaa!!!!já não nos ligas nenhuma!!vê lá se escreves mais umas aventuras dos teus dias!!bbbbbjjjjjjjooooooossssssssss c IMENSAS saudadddeeessssssss
Loirinha

5:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Como é q é, meu amigo!!!!! já vi pelos posts anteriores q estás a deixar as meninas cheias de saudades eh eh!
O pessoal quer saber de mais aventuras tuas por essas bandas, tens de escrever c mais frequência pá!
Em Dezembro já sabes, estou aí p aprender a falar manchesteriano!
Abração

6:39 AM  
Blogger Bu said...

Ó paneleiro não me digas que andas tão ocupado com o carlão que não tens tempo para os teus conterrâneos!? Imigrante dum cabrão!

8:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Andas mto ocupado ou nunca mais se passou nada?! Beijinhos ni

7:50 AM  

Post a Comment

<< Home