Sunday, April 22, 2007

Estava agora a rever as minhas fotos do México e lembrei-me que acerca do México escrevi muito pouco.

Mas começo com a chegada (e que até à minha partida foi só aprontar...é lindo aos 28 ainda sou pior do que quando tinha 20 :) )

Aeroporto do México.
Mala.............não há mala. Pela primeira vez em todo o tempo que já viajei a mala não chega comigo. Bem o que fazer...perguntar pela mesma.
Dirijo-me às reclamações e a imagem não foi boa....uma fila imensa. Lá espero 30 minutos até chegar a minha vez, peguntam-me pelo meu cartão de embarque. Entrego-lhe, espero mais 10 minutos e depois de o funcionário muito teclar e nada de me responder. Pergunto se está tudo bem: Está tudo bem? (eh eh eh só para vos chatear)
Funcionário: sim sim, só que estou a ter um problema, não consigo encontrar o seu nome no voo.
Eu: penso para mim .."sim sim está tudo bem, so que não encontro o seu nome no voo?" Mas que conceito de "está tudo bem" é esse?

Começam-me a vir os suores frios...no México ficar sem uma mala...não é boa coisa.

Pegunto-lhe: O meu nome não está no voo? Então mas como é que eu aqui cheguei e como é que tenho um bilhete com o meu nome?
Funcionário: Pois tem toda a razão, mas o sistema não costuma dar a informação errada. De onde é que você veio mesmo? (olhar desconfiado como de emigrante ilegal a vir para o México).

Agora uma pausa:
Só se vai ilegal para o México por dois motivos, um ou é porque não se bate bem da cabeça (sim é verdade que isto cá dentro não funciona em sincronia perfeita....mas funciona) e segundo ou porque cometemos algum crime nos States e estamos de fugida (o unico crime que cometi foi...conhecer demasiados americanos :) )

Penso bem na minha resposta e digo-lhe:
Vim de a onde o bilhete diz!

Agora as luzes vermelhas dentro da cabeça do funcionário devem estar a funcionar e a dizer: resposta ERRADA, resposta ERRADA, resposta ERRADA.

Ele chama o supervisor e fala-lhe qualquer coisa baixinho ao ouvido.
O Supervisor chega cumprimenta-me e lá me faz as mesmas perguntas (Eu como já aprendi a lição com o outro...com este não me meto eu e lá lhe digo que venho de Nova Iorque).

O supervisor lá olha para o meu bilhete olha para o computador, espero mais uns segundos e diz-me o seguinte: Sabe Sr. Nuno é que Fernandes é um nome bastante popular aqui no México só que aqui em vez de ter um S tem um Z no fim. As suas malas estão a vir no proximo voo.
Não é que o outro borrego como estava a procurar pelo meu último nome não se lembrou de ver que no voo havia um Nuno Fernandes e não um Nuno Fernandez!!!

La espero uma hora pelas malas e fico ansioso por rever dois grandes amigos , o Tiago e o Bruno que me esperam lá fora.

Só que com esta brincadeira passaram cerca de 2 horas e meia e são agora cerca de 11 da noite.

Chego cá fora e o Tiago é um gajo que facilmente é reconhecido, Moreno e olhos achinesados (quer eu dizer em bico). Só que no México disso é o que não falta. Resumindo, não o vejo e passo ao plano B: a onde está o Bruninho? (no Bairro era assim que lhe chamamos...fora do Bairro é assim que lhe chamamos :) ) Também não o vejo.

Como o Tiago tinha-me dito que mal chegasse-mos já tinhamos um jantar combinado, pensei:
Foram entretanto jantar e já voltam.
Passou-se uma hora e nada.
Está na hora de lhe telefonar, mas como não tenho roamming activo no tlm vou a uma cabine. tento marcar o numero e dá numero errado.
Pois é que para marcar um numero Mexicano dos EUA é diferente de quando se está no proprio pais.
Como tenho dois policias ao lado pergunto-lhes como devo fazer.
E aqui deveria ter tirado uma foto do mesmo.
O Exmo. sorri e presentea-me com alguns 10 dentes de ouro que tinha.
Amigos e agora este é um conselho: Não é uma imagem muito feliz para se ter de um agente da autoridade.
Lá finjo que percebo o que ele me está para ali a dizer, digo obrigado e procuro outra solução

Pergunto a uma pessoa que estava a passar e lá me diz o que fazer.

O telefone está a chamar....bem que alivio.
Chama, chama ninguém atende.

Depois de um "chama, chama e ninguém atende" e de muito andar pelo aeroporto e não os encontrar já são cerca de 1:30 da manha e começo a ficar realmente preocupado.
E agora o que é que eu faço.
Esta cidade é enorme. Já sei apanho um taxi e peço para me deixar na morada do Tiago.

E agora prometam que não se riem:
Apercebo-me que eu não sei a onde é que ele mora...esqueci-me de lhe perguntar, mas como é que é possivel!!!. Mais, nem sei se existe mais do que um aeroporto no México e queres ver que comprei o bilhete para o Aeroporto errado!!!

Acalmo-me e digo a mim proprio. Não esta merda só acontece em filmes, e eu não estou num filme (ai isso é que estava) e muito menos sou actor!!!!

Mas será que o numero que estou a marcar por algum motivo está errado, mas dá sinal porque estou a ligar para um numero mexicano que existe mas que não é do Tiago? Será?

Lá pergunto a outra pessoa, que com uma cara de quem não sou a primeira a perguntar-lhe isto me dá outra forma de marcar.
E marco...espero..1 segundo, 2 segundos , chama, 3 segundos chama, 4 segundos (mas parecem minutos e não segundos lá era enrascada em que me via metido :) ) e atendem:
Ouço: Estou?
Eu: Tiago és tu?
Do outro lado: (é o Tiago mas faz de conta que vocês não o sabem) Nuno ??? (na verdade ele disse canina... o que é que querem...alcunha de escola e de bairro ficam para sempre :) )
Eu: Sim sou eu Tiago!!!!! (finalmente respiro novamente)
Tiago: Mas onde é que tu andas meu Cabrão!!!!!!!!!!!! Já estou maluco sem saber a onde ter de te procurar (como se ele soubesse a onde...a cidade do México só tem 25 milhões de habitantes, só!!!)
Eu: estou aqui no aeroporto à vossa espera (aqui o que ele deve ter pensado...mas afinal a onde é que ele pensa que eu estou a viver em São Paulo? não me digas que ele viajou para o Brasil!!) é que o Tiago viveu alguns 10 anos em S. Paulo antes de vir para o México
Tiago: Não mexas um unico pé de a onde tu estás. Estou ai em 5 minutos.

Passados os 5 minutos lá os vejo.

Sorriu e penso:
Ufa desta....já me safei :)

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ilustre Autor,

Só uma pergunta: Porque raio é que vocês (rapazes), quando partilham de alguma cumplicidade, se dirijem uns aos outros dizendo "meu Cabrão!"

Não me lembro de alguma vez ter dito "Ó minha cabrona ...onde é que tu andas?" (bom, agora até o escrevi)...normalmente uso "ó minha estúpida...".

Ass: já sabes ...

P.S. Espero que a estadia (ou é estada? ...nunca sei...permanência, pronto) no México tenha sido agradável. O começo foi promissor, embora não me pareça bem tentar meter conversa com estranhos ...sobretudo com polícias de dentes dourados.

4:32 AM  
Blogger Ana said...

Primeiro: E onde é q ele estava afinal???? até eu fiquei stressada a ler a historia. :-)
Segundo: se comprares o Carlos do Carmo, repara no poema lindissimo do Ary dos Santos na "Estrela da Tarde".
Terceiro: em relação aos CDs, combinado. qdo nós emigras formos a PT, combinamos um CD trade. :-)

7:03 AM  
Blogger Rita said...

eu cá ficava em alto stress....

8:57 AM  
Blogger Bu said...

lol se bem te conheço começaste foi logo a pensar que em vez de dares num grande Chef formado em Manchester com passagem em NY ias virar um cozinheiro de tacos e enchiladas ;)

Aquele abraço meu grande Cabrão - só pra me meter com o(a) anónimo(a)

11:21 AM  

Post a Comment

<< Home