Monday, July 31, 2006

Quem morre?

"Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente, quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade".

Pablo Neruda, poeta chileno (1904-1973)

Identifiquei-me com o texto que li em http://lifeisamasterpiece.blogspot.com/2006/07/quem-morre.html e decidi publica-lo aqui tambem.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Posso participar?? É que isto é tudo muito novo para mim. A verdade é que de blogs só me lembro de ler «o meu pipi» (já vou fazer 45 anos em Setembro e por isso posso ler «o meu pipi» sem ter que pedir autorização a ninguém, não achas?). Hoje, aqui no escritório é que olhei para este blog com atenção e já ri e já chorei (com o texto do Tio Júlio). Nuno Alexandre, o texto do Pablo Neruda deve ser mesmo reflexo de ti...a verdade é que eu mudei-te muitas fraldas e ouvi muitas birras, mas nunca me tinha apercebido que a cozinha era o teu forte. Devo ter estado muito distraida estes anos todos...mas, bolas, nem um ovo eu alguma vez te vi estrelar...o que gostavas, isso sim, era de pratos vista alegre viravas o prato para ver se era vista alegre e dizias: «vista alegre...deve ter sido caro». Há uns dias perguntei à tua mãe por esta tua vocação e ela disse-me: «sabes, ele sempre gostou de requinte» daí, penso eu a tua «fobia» pelos pratos vista alegre. Meu querido, adorei o texto do Pablo Neruda. Todos os dias andamos numa luta louca para morrer menos um pouco, mas continuamos a ver muita televisão e a ler pouco...mas falamos, muito. Eu e a tua mãe conseguimos passar a hora do almoço a falar até com a boca cheia de comida. A Magalli continua a arrancar os tomates da Tia Olinda e a Maria João continua a jantar só melancia. Como vês, meu querido, aqui está tudo como deixaste, Graças a Deus. Demora por aí o tempo que for preciso, realiza o teu sonho e quando bem entenderes volta para junto de nós. O Diogo, a Carolina e a Titi Lena mandam um beijo. De mim vai um fortissimo abraço cheio de ternura e saudade...alimenta-te bem e dorme pelo menos 8 horas por noite.
Paula Felgar

11:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

Migo, este teu post fez-me recordar um texto que uma vez li escrito por uma anciã de 85 anos do qual se deixo uns excertos:

Se pudesse voltar a viver a minha vida,
Da próxima vez gostava de fazer mais erros.
Descontraía. Faria mais disparates. Levaria menos coisas a sério. Corria mais riscos. Acreditava mais.
Subia mais montanhas e nadava mais rios.
Convidava os amigos memo qie tivesse nódoas na carpete.
Tinha rido e chorado menos em frete da televisão e mais em frente da vida.
Tinha contado mais anedotas e visto o lado cómico das coisas.
Tinha descoberto menos dramas em cada esquina, e inventado mais aventuras.
Se calhar, tinha mais problemas reais,
Mas menos problemas imaginários.
...

bejos grandes
Ana Luisa

7:16 AM  

Post a Comment

<< Home