Tuesday, July 03, 2007

Pintura.

Se há coisa que não percebo nada é as artes.
Nisto inclui-se a pintura. Por uma razão mais ligada com o pró-forma de turista ou porque me obrigam, cada vez que viajo para uma dessas capitais cosmopolitas lá vou ver os museus de arte principais.
Já estive em quase todos os museus de referência (acho eu :) ) e continuo a não perceber nada de pintura.
Quando olho para um quadro ou gosto ou não gosto. Bem que pode ser um Picasso, um Monet o que quer que seja, não consigo ter aquela sensibilidade que me leva a ver o real valor do que tenho pela frente.

Confesso que o problema é meu....e não dos quadros.

Até hoje acho que os únicos que apreciei foram os de Frida Kahlo. Olhei e gostei.

No Yasmin no outro dia vi uns cartões de um pintor chamado Pedro Batista.
Uns dias mais tarde aparece por lá o puto Pedro (que agora de puto tem muito pouco).
Os cumprimentos de quem não se via há uns bons anos e venho e a saber que afinal o Pedro Batista é ele...

Chego a casa e decido ver então o que é que ele anda a pintar.
E ....gostei. Não me perguntem o porquê mas gostei e pelo que li parece mesmo que ele tem jeito para isto.

Pedro posso nunca ter visto os teus quadros em galerias, museus mas o certo é que gostei mais dos teus do que daqueles em que temos de fazer fila para os ver.
Aqui fica a minha homenagem meu puto.

Vão a http://www.pedrobatista.com/

Pode ser que tenham a mesma opinião que eu :)

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ilustre Autor,
Ora o tema é pintura ...pois eu sou como tu, gosto ou não gosto, independentemente de saber quem pintou e que técnicas utilizou. Mas eu, muito mais pretensiosa (sou uma pedante de primeira), penso que apreciar Arte é isso mesmo, amar e odiar.
Também gostei dos quadros do "teu puto". Adoro os da Frida, do Kandinsky e do nosso Amadeu Sousa Cardoso (ou Amadeo de Souza Cardoso..não sei)...alguns são mesmo fantásticos!

Ass: Anonymous; Location: Lisboa

PS: Ena...de volta ao teu país e já a trabalhar... pode ser que nos cruzemos aqui pela Baixa, uma vez que não estás longe.

9:09 AM  
Blogger Ana said...

ja eu adoro o macke, kandinsky, van gogh, monet e o impressionismo e expressionismo em geral. o surrealismo tem coisas q gosto, outras q nem por isso. ao contrario do ilustre autor, eu adoro pintura! mas ainda tenho mto q aprender. :-)

tb gostei bastante de alguns dos quadros do puto Pedro. e fiquei a perguntar-me se o conhecerei tambem...

10:09 AM  
Blogger DMNY said...

gostei muito, very egon shiele :)

5:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

«num concerto ninguém pergunta o que a Música quer dizer porque será
que o mesmo não acontece numa exposição de pintura abstracta?»

in ‘Jazz de A a ZZ’


«A poesia, entre os árabes cultos, foi julgada como um poder de
comunicação capaz de produzir o encantamento do ouvinte e uma estética
de compreensão. Ela exigia um estado de inteligência que prescinde do
pensamento»
Agustina Bessa-Luís

in ‘Jazz de A a ZZ’

4:19 AM  
Blogger Rita said...

belo encontro, sim senhor...

4:23 PM  
Blogger Nuno said...

Xõ Doutora: o problema é que eu passo por si e ...não sei quem é!! Já sabe não se esqueça de me falar se me vir...prometo que o café por minha conta.

Ana - é provavél que saibas quem é.

DMNY - Já não ando por Manhattan, mas faz-me um favor toma conta da ilha por mim :)

Claudette Guevara - Quem me dera ser poeta!!! :)

5:33 PM  
Blogger Unknown said...

ahahahha
adivinha quem é a rita q aparece nas telas e a parte da familia fialho

11:58 AM  

Post a Comment

<< Home