Monday, January 01, 2007

Planos para 2007, 2008, 20009.....

Planos faços, desfaço-os e torno a faze-los. Surgem-me novas ideias, esqueço as antigas, mas o importante é que tenho sempre algo na minha mente.
Com o aproximar do fim de ano vem a epoca de fazer o balanço (Mãe não são os contabilisticos, esses deixo-os para ti e para o Pai) do que se passou e do que se vai passar. O principal (e este conselho foi-me dado por ti gordinha e que estás uma gravida linda de morrer, já com a Francisca dar pontapés a toda a hora): “Puto o importante é gerires as tuas expectativas”.

Numa altura da minha vida em que tinha muitos pontos de interrogação, se devia ir para a esquerda ou para direita, subir ou descer, deitar-me ou acordar, sorrir ou chorar, essa frase deu-me força para dar muitos passos os quais ainda hoje caminho. Embora seja um pouco caótico na minha vida pessoal (e no fundo não somos...todos nós :)) a verdade é que essa simples frase têm aparado muitas quedas.

Tinha planos para em vez de estar mais 2 anos em Manchester, estar só mais 1, e voltar aos states para trabalhar e aprender com os melhores (Cia – Culinary Institute of America). Tenho planos para daqui a 10 anos ter um espaçinho meu na parte velha de Lisboa (e quanto mais velha melhor), pequenino mas a onde vocês possam ter um lugar para sentar e receber um abraço meu, e fechar uma vez por mês so para eu ter o previlégio de falar com mais calma com todos vocês (talvez por isso nunca vá ser rico ah ah ah) e no verão ter outra coisa também pequena na costa alentejana, onde possa fazer aquilo que gosto na parte da manhã e o resto do dia por as mãos na minha cozinha.

Mas hoje ao ler um livro (letters to a young chef – Daniel Boulud), surgiu mais um plano para o meu futuro. E o que li era o seguinte:
“The best cuisine that you can learn is from your grand mother”.

Embora na minha casa, a influência da minha princesa seja muito mais moçambicana (a minha avó maternal), a minha outra princesa já não está presente para me ensinar (a minha avó Maria) o melhor da cozinha Beirã.
Mas deixou-me a melhor pessoa para me passar esse testemunho. A minha Madrinha.
Durante anos chamei-lhe Tia (antes de ser minha madrinha é minha Tia), ao que ela sempre me corrigia, dizendo que era Madrinha e Tia vinha depois (no dia seguinte chamava-lhe Tia outra vez :) ). Profundamente religiosa, hoje compreendo o que ela quer dizer com isso (de católico tenho muito pouco, a minha religão são os meus amigos e a minha familia e o...Benfica:) ). Mas respeito-a muito por isso, e pelo carinho quando o afirma.

Estava eu no comboio a caminho de Grand Central a ler o respectivo livro, quando estabeleci mais um plano para o meu futuro:
Passar um mês na aldeia mais bonita que eu conheço (São João do Peso) e aprender com ela tudo o que eu puder acerca da gastronomia beirã. Desde o melhor arroz doce que eu já alguma vez saboriei, o pão que só ela sabe fazer, sem falar nos cozidos que fazem um vegetariano voltar a comer carne ou peixe e tudo isto cozinhado em fogo de lenha.
Aos fins de semana, vocês aparecem por lá para darem a vossa opinião (e engordarem mais umas gramas eh eh eh).

É apenas mais uma das minhas ideias para 2007, 2008, 2009 ou...quando calhar, a juntar às imensas que tenho na minha cabeça.



Como ando numa roda viva, não tive tempo de desejar um bom ano novo a todos o quanto o queria.
Deixo-vos então com os votos de um óptimo ano novo com muitos planos, sonhos e tudo o que mais couber nessas duas palavras.

PS. - O texto está um pouco longo, mas embora hoje esteja de chuva eu...estava num dia “sim”.

8 Comments:

Blogger A. said...

Um xi coração desta Preta que jamais aprenderá a gerir expectativas!... :p
..E tu... Desde que tenhas sempre expectativas e sonhos, não interessa o tamanho, serás de certeza, sempre, um homem muito feliz!
Beijo enooooooormeeeeeeeeeeeee!

Adoro-te!.. Preta

7:43 AM  
Blogger Rita said...

tomara q em 2007 tenhas mts dias sim pela frente : ) beijo enorme

10:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Canina....não te vejo há TANTO tempo....
Já percebi que tá tudo a correr pelo melhor!

Aproveito para te desejar um ANO de 2007 em GRANDE!!!
Um bj
Isabel

11:08 AM  
Blogger Bu said...

Puto, 1 mês em São João do Peso com visitas minhas todos os fds?! Tens noção do que eu engordava? Tu és é doido.
Um grande abraço com saudades.

2:27 AM  
Blogger as_pessoas said...

Alo PriminhOO

Desejo-te um ano fantástico!!!MUITOS e muitosss beijinhosss

4:15 AM  
Blogger Ana said...

belo post. ;-)

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelentes planos!!! E... 'take your time', nos estamos ca (ou la) tranquilamente à espera que os teus planos se concretizem. Carpe diem! Um grande abraco, mts beijos e quem sabe talvez tenhas uma surpresa nossa em 2007! S&M

PS - Leva mas é o Bu a passar 2 semanas seguidas contigo, que ele ja esta mais magro que eu! Acreditas???

5:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

A TUA MÃE ESTÁ CONTIGO MEU FILHO, FORÇA, eu não conseguia viver sem fazer projectos, o teu pai ainda não se habituou aos m/projectos, eu idealizo e luto por isso, se por acaso eles não se concretizam por algum motivo parto para outra. O m/projecto para daqui 10 anos é vender a n/casa comprar um apartamento pequeno na Parede onde possa ir para a praia a pé, remodelar a casa do Peso passar de 3 a 5ª na aldeia 6ª a 2ª Lisboa, viajar,Ah! já me esquecia, no verão alugar 2 cadeiras e um chapéu na praia de S.Pedro do Estoril e frequentar a praia de 2ª a 6ª (sábado e domingo é para o povo) e continuar a fazer algumas contabilidades escolhendo eu os meus clientes um deles serás tu.
Um beijo e um Ano Novo mto feliz

5:03 AM  

Post a Comment

<< Home